Silvia Machete revive balada em inglês de Tim Maia, lançada pelo cantor em 1978 | Blog do Mauro Ferreira

Silvia Machete revive balada em inglês de Tim Maia, lançada pelo cantor em 1978 | Blog do Mauro Ferreira

  • Post Author:
  • Post Category:Sem categoria
  • Post Comments:0 Comentários


♪ Em 1978, Tim Maia (1942 – 1998) lançou álbum inteiramente composto e cantado em inglês. O álbum Tim Maia foi aberto com a balada-soul With no one else around, regravada pelo próprio artista carioca dez anos depois no álbum Carinhos (1988), mas até então nunca registrada em disco por nenhum outro intérprete.

Esquecida no cancioneiro de Tim, a balada é revivida por Silvia Machete em single que chega ao mercado na sexta-feira, 12 de junho, anunciando oficialmente o sétimo álbum da cantora e compositora carioca, Rhonda.

A lembrança de No one else around faz sentido porque o álbum Rhonda é o primeiro disco de Machete inteiramente cantado e composto em inglês, tal como o LP editado por Tim Maia em 1978.

Previsto para ser lançado em julho pela gravadora Biscoito Fino, três anos após o CD e DVD Dussek veste Machete, o álbum Rhonda traz repertório majoritariamente autoral, composto por Machete em parcerias recém-abertas com o carioca Alberto Continentino, o paulistano Emerson Villani, o cearense Rafael e o norte-americano Nick Jones. Fall in love e Great mistake são duas músicas que compõem o repertório do álbum Rhonda.

Capa do álbum ‘With no one else around’, de Silvia Machete — Foto: José de Holanda

A única música sem a assinatura de Machete é justamente a balada de Tim Maia With no one else around, cuja regravação foi sugerida à artista por Alberto Continentino. Baixista, arranjador e compositor, Continentino assina com Silvia Machete a produção musical do álbum Rhonda, tendo sido mentor de arranjos como o da abordagem da balada de Tim Maia.

Com a palavra, a cantora: “O arranjo aconteceu organicamente, conduzido pelo Alberto e a faixa foi gravada ao vivo, com os músicos no estúdio e com sonoridade fruto dos timbres e da onda de cada um deles tocando juntos. A forma original da canção foi respeitada, assim como a melodia e a divisão do Tim, porém com novo andamento. Na verdade, a canção se apresenta da forma mais crua possível, com quatro elementos musicais cheios de texturas, levando para um ambiente diferente do original, talvez mais íntimo, mais simples”, caracteriza Silvia Machete em nota oficial sobre o single With no one else around.

Gravado ao longo de 2019, com inspiração na vivência de Machete em Nova York (EUA) e na identificação da artista com a cidade de São Paulo (SP), onde a cantora reside atualmente, o álbum Rhonda tem título alusivo ao samba-canção Ronda (Paulo Vanzolini, 1953), uma das mais perfeitas traduções musicais de Sampa.

Rhonda é também o título do show gerado simultaneamente com o disco homônimo. Em Rhonda, primeiro álbum de estúdio da cantora desde Souvenir (2014), Silvia Machete transita por ritmos como soul, folk, jazz e pop sem a chave cômica que deu o tom de discos e shows anteriores da artista.



Fonte

Deixe uma resposta