A restauração de um quadro do artista barroco espanhol Bartolomé Esteban Murillo, que representava a Virgem Maria, deixou a imagem deformada, e gerou comparações com a pintura “Ecce homo”, que teve o mesmo problema em 2012.
De acordo com o jornal britânico “The Guardian”, o quadro de Murillo estava em uma coleção particular em Valencia, na Espanha, e o dono pagou 1 mil libras (cerca de R$ 6,5 mil) a um restaurador amador.
O restaurador tentou por duas vezes retocar o rosto do quadro do século 15, mas o resultado estragou o quadro.
How could this happen? An amateur restorer got his hands on this portrayal of the Virgin Mary by Spanish baroque painter Bartolome Esteban Murillo. The result has been met with derision far beyond the borders of Spain. pic.twitter.com/4snEUNKOEJ
Segundo o “Guardian”, após este caso, profissionais de arte na Espanha estão pedindo por leis mais restritivas para impedir este tipo de dano ao patrimônio histórico e artístico do país.
Nas redes sociais, internautas fizeram comparações com a restauração de “Ecco homo” feita pela espanhola Cecilia Jimenez.
Ela foi apelidada de a “pior restauradora do mundo” depois que tentou recuperar o afresco do século 19 pintado em uma das paredes do Santuário de Misericórdia de Borja.