Mercado da Construção Civil em Caraguá tem crescimento acima da média nacional

Mercado da Construção Civil em Caraguá tem crescimento acima da média nacional


O mercado da construção civil continua forte, mesmo em tempos de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O setor de aprovação de projetos da Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba é uma prova disso.

Somente nesta quinta-feira (7), o setor recebeu 10 novos projetos para aprovação, sendo que no dia 17 de abril eram 21 desde o início da quarentena. Até o momento 51 estão aprovados para que as obras possam ser iniciadas.

Segundo o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, em 2019 o setor teve um crescimento médio de 2% no país e a previsão para este ano era de 3%. “Este índice nacional já sofreu uma queda devido à pandemia, mas em Caraguatatuba estamos aprovando os projetos, o que mostra o aquecimento no setor”.

Isso tem ocorrido, principalmente, porque a Prefeitura tem sido um órgão facilitador desse setor na tramitação dos projetos. “O prefeito Aguilar Junior nos pediu para dar maior agilidade na aprovação e estamos conseguindo porque fizemos reuniões técnicas com a categoria para que os projetos nos cheguem dentro de todos os enquadramentos previstos”, explica Cardozo.

O crescimento da construção civil significa geração de emprego. “A construção de uma casa unifamiliar gera, pelo menos, 20 empregos diretos e indiretos, enquanto uma grande obra pode ter mais de 300 pessoas empregadas ou beneficiadas”, compara.

Com o crescimento da construção civil, as equipes de fiscalização tem agora acompanhado para saber se os trabalhadores fazem uso da máscara de proteção, uma vez que passou a ser obrigatório. “Vimos que esses cuidados têm sido observados com disposição de álcool gel para os operários, todos usam máscara e não há trabalhadores aglomerados”.

Requisitos

Os profissionais que precisam dar entrada em novos projetos, habite-se, deve entregar os documentos exigidos no protocolo do Paço Municipal.

A Secretaria também está com o Urbanismo Online onde arquitetos, engenheiros e técnicos podem tirar dúvidas sobre projetos de aprovação e desdobro pelo email urbanismocaraguatatuba@gmail.com.

Para os projetos aprovados que se encontram na tributação aguardando retirada, as pessoas devem entrar em contato pelo email: tributacao.fazenda@caraguatatuba.sp.gov.br ou ligar no número (12) 3897-8197.

Após o contato, os interessados recebem uma guia que possibilita o pagamento do serviço e, em seguida, com o comprovante enviado para a secretaria, os funcionários entregam ao munícipe, em horário pré-agendado, para que seja entregue o documento na porta do paço municipal.



Litoral Em Pauta

Deixe uma resposta