O Festival de Cannes divulgou, nesta quarta-feira (3), os 56 filmes que compõem sua seleção oficial, selo de qualidade do qual poderão se beneficiar enquanto o evento, que aconteceria em maio, foi cancelado devido à pandemia de coronavírus.
Entre eles, está o brasileiro “Casa de antiguidades”, do diretor João Paulo Miranda. Protagonizado por Antonio Pitanga, o filme conta a história de um operário negro do interior do Brasil. O aguardado “The French Dispatch”, do americano Wes Anderson; “Eté 85″, do francês François Ozon; dois filmes do diretor britânico Steve McQueen, vencedor do Oscar por ’12 anos de escravidão” em 2014 também compõem a lista.
“Esta seleção mostra que o cinema ainda está vivo, também esteve durante o confinamento”, declarou o diretor-geral do festival, Thierry Frémaux, durante o anúncio da seleção ao lado do presidente do Festival, Pierre Lescure.
Inicialmente programado para maio e adiado para junho e julho por causa da pandemia de coronavírus, o Festival Internacional de Cinema de Cannes descartou qualquer possibilidade de realizar a 73ª edição em sua “forma física”.
“Os cineastas não baixaram os braços, pois nos enviaram 2.067 filmes, o que é um recorde. Com eles trabalhando, o mínimo que poderíamos fazer era receber esses trabalhos, ver os filmes”, disse. “Tivemos que encontrar outras formas. Nunca foi uma questão para nós dizer ‘adeus a todos, até o próximo ano'”.
Entre os filmes selecionados, há também os da cineasta japonesa Naomi Kawase, da francesa Maïwenn e do dinamarquês Thomas Vinterberg.
- “The French Dispatch” – Wes Anderson
- “Été 85” – François Ozon
- “Asa Ga Kuru” – Naomi Kawase
- “Lovers Rock” – Steve McQueen
- “Mangrove” – Steve McQueen
- “Druk” – Thomas Vinterberg
- “DNA” – Maïwenn
- “Last Words” – Jonathan Nossiter
- “Heaven: To the Land of Happiness” – Im Sang-soo
- “El Olvido Que Seremos” – Fernando Trueba
- “Peninsula” – Sang-ho Yeon
- “In the Dusk” – Sharunas Bartas
- “Des Hommes” – Lucas Belvaux
- “The Real Thing” – Kôji Fukada
- “Passion Simple” – Danielle Arbid
- “A Good Man” – Marie-Castille Mention-Schaar
- “The Things We Say, The Things We Do” – Emmanuel Mouret
- “Souad” – Ayten Amin
- “Limbo” – Ben Sharrock
- “Rouge” – Farid Bentoumi
- “Falling” – Viggo Mortensen
- “Sweat” – Magnus von Horn
- “Teddy” – Ludovic e Zoran Boukherma
- “February” – Kamen Kalev
- “Ammonite” – Francis Lee
- “Nadia, Butterfly” – Pascal Plante
- “Broken Keys” – Jimmy Keyrouz
- “The Truffle Hunters” – Gregory Kershaw e Michael Dweck
- “John and the Hole” – Pascual Sisto
- “Here We Are” – Nir Bergman
- “Un Médecin De Nuit” – Elie Wajeman
- “Enfant Terrible” – Oskar Roehler
- “Pleasure” – Ninja Thyberg
- “Slalom” – Charlène Favier
- “Casa de Antiguidades” – João Paulo Miranda
- “Ibrahim” – Samuel Guesmi
- “Gagarine” – Fanny Liatard e Jérémy Trouilh
- “16 Printemps” – Suzanne Lindon
- “Vaurien” – Peter Dourountzis
- “Garçon Chiffon” – Nicolas Maury
- “Si Le Vent Tombe” – Nora Martirosyan
- “En route pour le milliard” – Dieudo Hamadi
- “9 Days at Raqqa” – Xavier de Lauzanne
- “Antoinette in the Cévènnes” – Caroline Vignal
- “Les Deux Alfred” – Bruno Podalydès
- “Un Triomphe” – Emmanuel Courcol
- “Les Discours” – Laurent Tirard
- “L’Origine du Monde” – Laurent Lafitte
- “Septet: The Story of Hong Kong” – Ann Hui, Johnnie To, Tsui Hark, Sammo Hung, Yuen Woo-Ping e Patrick Tam
- “Beginning” – Déa Kulumbegashvili
- “Striding Into the Wind” – Wei Shujun
- “The Death of Cinema and My Father Too” – Dani Rosenberg
- “Aya To Majo” – Goro Miyazaki
- “Flee” – Jonas Poher Rasmussen
- “Josep” – Aurel
- “Soul” – Pete Docter