Ceami de Caraguatatuba lança concurso de fotografia para celebrar a Semana do Aleitamento Materno

Ceami de Caraguatatuba lança concurso de fotografia para celebrar a Semana do Aleitamento Materno


O Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) e o Banco de Leite Humano (BLH) de Caraguatatuba iniciam no próximo mês a campanha “Agosto Dourado” para promover a conscientização sobre o apoio a pratica do aleitamento materno. A campanha será em conjunto com a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), do 1º a dia 7 de agosto.

Para celebrar a data, o Ceami/BLH lançou o concurso de fotografia, que tem como finalidade promover a integração entre as lactantes, assim como apoiar e promover os benefícios do aleitamento materno, no mês de apoio à amamentação (“Agosto Dourado”) e importância da doação de leite materno ao BLH do município.

A SMAM é realizada anualmente pela Word Alliance for Breastfeeding Action, que em português significa Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA, na sigla em inglês), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Neste ano, o slogan da SMAM é: apoie o aleitamento materno por um planeta mais saudável, e tem como objetivo o de informar os pais e familiares sobre o tema, fixar, envolver e reafirmar a ação sobre a proteção social de pais e mães.

O leite materno, além de trazer inúmeros benefícios para a mãe e o bebê, proporciona mais qualidade de vida à sociedade e gera mais possibilidade de desenvolvimento social. Mas não adianta querer falar sobre o tema só depois que a criança nasce. Por isso, segundo a enfermeira pediátrica e responsável pelo Ceami, Ana Cláudia Tripac, “é preciso começar a falar sobre aleitamento materno durante a gestação”.

“O aleitamento materno aumenta o QI da criança, diminui o risco de doenças crônicas, o que possibilita um melhor rendimento na sociedade. Amamentar a criança evita o descarte irregular de latas, plásticos, mamadeiras e bicos artificiais, que podem degradar o meio ambiente”, comentou a enfermeira.

Além do lado profissional, prestes a dar a luz, Ana Cláudia, disse que saber que nutre o filho com o leite materno é importante. “Nesse momento, é o melhor alimento para ele”.

É importante ressaltar que, de acordo com a OMS, é preciso manter a amamentação como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros seis meses de vida, que pode ser continuado até dois anos de idade.

A unidade Ceami desempenha o papel de apoiar as mães com dificuldades e insegurança na amamentação. “Esperamos atingir o máximo de mães lactantes possíveis, em prol de um planeta saudável”, completou Ana Cláudia.

Cronograma de atividades 

da SMAM e do Agosto Dourado 2020

A pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) – Covid-19 impossibilitou a realização dos principais eventos da SMAM, em Caraguatatuba, como a “Hora do Mamaço” e as palestras durante a semana.

Dessa forma, além do concurso, será realizado o 3º Fórum de Aleitamento Materno, de maneira online, com data a definir.

as inscrições para o concurso de fotografia serão de 22 a 31 de julho. A votação será realizada entre os dias 1º e 13 de agosto, na página

oficial da Prefeitura de Caraguatatuba no Facebook. O tema do concurso é mesmo da SMAM: apoie o aleitamento materno por um planeta mais saudável.

Clique aqui para acessar o regulamento.

Serviço – o Ceami e o BLH estão localizados no prédio do Pró-Mulher na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, nº 2135, Sumaré. Telefone de contato: (12) 3897-3500.



Fonte: Litoral em Pauta

Deixe uma resposta