Cantor Mariano é o primeiro a doar plasma em MS para pesquisa sobre tratamento da Covid-19 | Mato Grosso do Sul

Cantor Mariano é o primeiro a doar plasma em MS para pesquisa sobre tratamento da Covid-19 | Mato Grosso do Sul

  • Post Author:
  • Post Category:Sem categoria
  • Post Comments:0 Comentários


A ideia de pesquisa é que o paciente que recebe o plasma sanguíneo tenha uma recuperação mais rápida e um índice menor de mortalidade. O tratamento já está sendo testado para pacientes graves na rede pública de São Paulo, além de hospitais no Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte, por exemplo. O experimento ainda está em fase inicial.

O plasma é a parte líquida do sangue. O uso desta substância retirada de pacientes recuperados já foi usado com sucesso em surtos de outras infecções respiratórias, incluindo a pandemia do vírus influenza H1N1. O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, citou o início do processo em Mato Grosso do Sul em coletiva realizada nesta segunda-feira, e disse que a Secretaria estará atenta para verificar a eficácia do método.

Em Mato Grosso do Sul, o estudo pretende recrutar de 80 a 100 doadores. Quem foi diagnosticado e está recuperado do novo coronavírus no estado, sem sintomas há pelo menos 14 dias, pode doar. Os critérios são os mesmos da doação de sangue, como estar bem alimentado, pesar 55 quilos ou mais, e ter entre 18 e 60 anos de idade, caso seja a primeira vez doando. Os interessados podem agendar a doação pelos telefones (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 ou pelo celular (67) 99298-6316.



Fonte

Deixe uma resposta